No processo produtivo do algodão e suas diversas etapas até a fibra estar pronta para a venda, muitos desafios que permeiam a qualidade são enfrentados. Um deles é o chamado Seed Coat Neps, um contaminante natural que aparece no processo de beneficiamento do algodão.

São fragmentos da própria casca da semente do algodão que ficam presas às fibras e que normalmente acontece em variedades que possuem sementes pequenas, com as cascas finas e frágeis. Pode ocorrer em plantações que sofreram com o chamado, estresse hídrico, excesso de chuvas no período da formação da semente do algodoeiro. 

Além disso, a contaminação pelo Seed Coat, pode se dar no próprio processo de colheita e beneficiamento do algodão em caroço, principalmente no descaroçamento, onde ocorre a separação das fibras das sementes. Por isso, o modelo dos descaroçadores, quantidade de serras, rotações e regulagens influenciam muito no índice de quebra das sementes na algodoeira, impactando diretamente no índice de contaminação. Por não serem totalmente removidos ao longo do processo de fiação e se manterem fixados na fibra, o Seed Coat impacta diretamente na qualidade dos fios e tecidos. 

Mesmo ao realizar a limpeza da pluma, na etapa de fiação, os pequenos fragmentos seguem ao longo do processo, fixando nos acessórios das máquinas, gerando rupturas e irregularidades nos fios e tecidos. Já na etapa de tratamento, antes do tingimento, os seed coats continuam não sendo totalmente removidos deixando manchas e irregularidades. 

Na tecelagem os fragmentos deste contaminante, além da possibilidade de gerar outras rupturas nos fios, podem causar desgaste dos acessórios dos teares, devido a abrasividade gerado no processo.

Em todas as fases da cadeia têxtil, o seed coat neps gera perdas da qualidade da pluma, ineficiência da produção, até mesmo desgastes de maquinários, além de geração de refugo. Contabilizando sérios problemas na comercialização da pluma, baixando seus preços e reputação do algodão vendido. Por conta disso que, a indústria têxtil, cada vez mais busca e preza por plumas de algodão com baixo índice de contaminação por seed coat neps. O que permite uma cadência eficiente no processo como um todo.

Para minimizar a ocorrência deste contaminante na pluma beneficiada, a dica da SOWAGRO é trabalhar nas cargas e rotações das máquinas, além de ajustar constantemente suas temperaturas.

Para uma consultoria completa e informações de como minimizar a ocorrência deste contaminante na pluma beneficiada, entre em contato com a SOWAGRO.