Com a chegada da tecnologia no campo, a agricultura cresceu exponencialmente no quesito produtividade e eficiência. Entretanto junto com toda essa facilidade surge uma grande preocupação nas lavouras de algodão, a contaminação com fragmentos de plástico do envoltório usado no fardo de algodão em caroço na lavoura.

Esse contaminante plástico tem causado grandes problemas para o segmento têxtil. As fiações de algodão são as mais penalizadas com perdas de eficiência e dano de qualidade no processo. Esse problema gera um efeito dominó que chega ao produtor através de grandes descontos e ou direcionamento da pluma para comercialização como produto contaminado com plástico. A ANEA (Associação Nacional dos Exportadores de Algodão) vem trazendo essa informação e preocupação dos clientes do mercado externo que por sua vez, penaliza a reputação da pluma do algodão brasileiro.

Com o rastreio e controle da qualidade do algodão, é possível acompanhar e monitorar os fardos com suspeita ou contaminação com plástico, desde a lavoura, passando pela programação do transporte, gestão no pátio, conferência dos fardos antes do benefício e ocorrência do contaminante na sala da classificação. E com o sistema SOWCOTTON, rastrear e controlar esse e outros contaminantes, é possível.

Contudo, a SOWAGRO constantemente, desenvolve pesquisas internas em busca de soluções para detectar e eliminar o contaminante plástico. E se essa situação também preocupa você, entre em contato conosco e saiba como nosso sistema pode lhe ajudar.